SEMED realiza reuniões para avaliação de Indicadores da Qualidade na Educação Infantil em Bom Jardim

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Com participação dos pais e de toda a comunidade escolar, SEMED realiza a primeira autoavaliação.

A Secretaria Municipal de Educação de Bom Jardim realizou hoje na Creche Adroaldo Alves Matos a primeira reunião com toda a comunidade escolar, (Pais de Alunos, Professores, Coordenadores, Merendeiras, enfim todos que compõe a Creche) com o objetivo de implantar a Avaliação Institucional, como instrumento de autoavaliação da qualidade das instituições de educação infantil por meio de um processo participativo e aberto a toda a comunidade.

Comunidade escolar trabalhando juntos para melhorias na instituição

É a primeira vez na história da Educação Infantil de Bom Jardim que as instituições de educação infantil serão avaliadas de forma democrática com o envolvimento de todos os profissionais das instituições, pais e representantes da comunidade.

Após a avaliação e discussão das propostas, um documento é redigido mostrando um mapa de melhoramento que mostra os pontos que devem ser melhorados.

Amanhã dia 24 a SEMED realiza a ultima autoavaliação na Creche Maria Estela no Alto dos Praxedes.

CONHEÇA OS PONTOS AVALIADOS

A AVALIAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DE SETE DIMENSÕES E SEUS RESPECTIVOS INDICADORES:

D1: PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

  1. Proposta pedagógica consolidada
  2. Planejamento, acompanhamento e avaliação
  3. Registro da prática educativa

D2: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS

  1. Crianças construindo sua autonomia
  2. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social
  3. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo
  4. Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais
  5. Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita
  6. Crianças reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação

D3: INTERAÇÕES

  1. Respeito à dignidade das crianças
  2. Respeito ao ritmo das crianças
  3. Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças
  4. Respeito às ideias, conquistas e produções das crianças
  5. Interação entre crianças e crianças

D4: PROMOÇÃO DA SAÚDE

  1. Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças
  2. Limpeza, salubridade e conforto
  3. Segurança

D5: ESPAÇOS, MATERIAIS E MOBILIÁRIOS

  1. Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças
  2. Materiais variados e acessíveis às crianças
  3. Espaços, materiais e mobiliários para responder aos interesses e necessidades dos adultos

D6: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS

  1. Formação inicial das professoras
  2. Formação continuada
  3. Condições de trabalho adequadas

D7: COOPERAÇÃO E TROCA COM AS FAMÍLIAS E PARTICIPAÇÃO NA REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL

  1. Respeito e acolhimento
  2. Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças
  3. Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças

Prefeitura de Bom Jardim – Trabalho e Paz