Vania Alcantara estiveram na última quarta-feira (5) reunidos na sede do INCRA em São Luis com alguns proprietários de terra das localidades da região da Miril e Cristalândia. O objetivo da reunião era a de segurança jurídica junto ao órgão aos produtores, pois semelhante ao que aconteceu nas terras da região Caru, que foi inclusive tema de audiência pública, tiveram suas propriedades ameaçadas por terceiros que alegavam ter documentos da terra, o caso ocorreu no inicio deste ano.
ENTENDA O CASO:
Recentemente chegaram no POVOADO Cristalândia algumas pessoas em caminhonete apresentando documentos, onde afirma serem donos de 6.000 Hectares de terras na região dos assentamentos e que as pessoas que ali estavam teriam que sair de suas propriedades. Ao ter conhecimento desta ação, uma comitiva mobilizada pela vereadora Vania procurou o prefeito para agendar reunião com o ITERMA.
Para o Instituto o episódio trata-se de mais um caso de grilagem que é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, e que o órgão já está cientes de vários casos que vem ocorrendo no estado do Maranhão, garantindo aos propietarios que fiquem tranquilos que não serão expulsos de suas terras.
O prefeito Dr. Francisco Araujo comemorou o desfecho positivo da reunião "Ficamos felizes em participar desta reunião importante para que possamos dar segurança aos nossos trabalhadores, fazendo assim, eles terem paz em suas propriedades" Afirmou.
Já a vereadora Vania Alcantara diz que a reunião foi um sucesso "Foi esclarecida toda a situação, estava todo mundo apavorado, agora está todo mundo mais tranquilo, porque já pensou? Moradores a mais de 30 anos, em sua propriedade e de repente aparece algu9em dizendo que é dono? Graças a Deus os propietarios tiveram a segurança garantida pelo próprio INCRA" Afirmou.