Fórum de Saúde Mental discute sobre suicídio em Bom Jardim

Prefeitura de Bom Jardim apresenta metas fiscais do segundo quadrimestre de 2019
1 de outubro de 2019
Grêmio Rapadurinha é a primeira equipe Campeã bonjardinense de futebol feminino
8 de outubro de 2019

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) através da Sec. de Saude da Prefeitura de Bom Jardim relizou o II Fórum Municipal de Saúde Mental. O tema foi “Me ajude por favor, eu quero viver”. O evento ocorreu no CRAS Maria Elisa Sotgia, no centro da cidade O fórum foi uma grande oportunidade para que a sociedade civil debatesse a implementação de políticas públicas voltadas para a saúde mental, tema tão estigmatizado e pouco discutido.

O suicídio representa 1,4% de todas as mortes no mundo, sendo em 2012 a 15ª causa de mortalidade na população geral. Entre os jovens de 15 a 29 anos é a segunda principal causa de morte, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, no período entre 2011 e 2016 houve predominância de notificações de autoagrassão e tentativa de suicídio na faixa etária da adolescência (10-19 anos), juntamente com adultos jovens (20-39 anos).

O psicologo da Prefeitura Bruno Seba é um dos militantes na luta contra o suicídio na região

No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde – por meio do CAPS promoveu varias ações de valorização à vida e prevenção ao suicídio, culminando com o fórum que foi encerramento. Os eventos marcam o compromisso da atual gestão em tratar com relevada importância o tema de saúde mental, que já está em seu segundo ano.

Depressão, desespero, bullying, baixa autoestima, tristeza, dor emocional, angústia, solidão, falta de vontade de viver e transtornos mentais são alguns dos sinais que podem levar um indivíduo a cometer suicídio.

“O Fórum de Saúde Mental reforçou as ações programadas para marcar a Campanha Setembro Amarelo no município. A campanha teve como objetivo conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção” Explicou o Sec. de Saude Beto Alencar.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, e o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida).

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz.