Secretário reúne-se com produtores culturais de Bom Jardim

Prefeitura distribui merenda nas escolas de Bom Jardim.
26 de abril de 2017
Prefeitura dá início a restruturação da iluminação pública.
26 de abril de 2017

A Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer realizou, nesta terça-feira (25), no auditório da Prefeitura Municipal, uma reunião entre produtores culturais de Bom Jardim e o conselheiro estadual de cultura Marcos França. O encontro teve como objetivo promover o diálogo entre poder público e sociedade civil sobre a implementação do Sistema Municipal de Cultura do município e a participação no Edital de Valorização dos Mestres e Mestras da Cultura Popular do Maranhão, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA e a Secretaria de Estado da Cultura.

Marcos França deu detalhes dos programas e tirou dúvidas sobre cada um deles. O secretário de Cultura Hugo Romoro explica que o Sistema Municipal de Cultura é uma determinação do Ministério da Cultura – Minc, que visa municipalizar os investimentos em cultura em todo país, o qual já está sendo implementado em Bom Jardim. Já o Edital de Valorização de Mestres e Mestras da Cultura Popular é uma oportunidade de dar mais incentivo para aqueles que contribuem com sua experiência com as diversas manifestação populares do município. “A comunidade elege os mestres, que são baluartes da nossa cultura, e o inscrevem para participar do programa”, explica o secretário.

Estiveram presentes representantes dos seguintes segmentos culturais da cultura Indígena (Povo Guajajara), Cultura Popular (Bumba Boi e Capoeira), Dança (Dança da Mangaba, Dança Indígena e Dança Portuguesa), Arte Cênica e Cultura Afro-brasileira (Umbanda).