NOTA DE ESCLARECIMENTO – Sobre o Critério de Seleção.

Prefeitura confirma distribuição de peixe na Semana Santa .
7 de abril de 2017
Prefeitura divulga resultado final após recurso do (PSS) para Professores, Supervisores e Psicopedagogo.
10 de abril de 2017

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº. 001/2017

EDITAL DE PUBLICAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR Nº. 002/2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O MUNICÍPIO DE BOM JARDIM, ESTADO DO MARANHÃO, por intermédio da Comissão do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria nº. 227/2017, neste ato representada por seu Presidente, o Sr. Marcos Aurélio da Silva de Matos, que por delegação do poder público exerce o serviço de fiscalização, a condução, acompanhamento e conclusão do Processo Seletivo Simplificado, vem prestar os devidos esclarecimentos a respeito do resultado preliminar publicado na madrugada de hoje (07/04).

I – A priori cabe esclarecer que os critérios utilizados na avaliação curricular foram rigorosamente objetivos e tiveram parâmetros padronizados para que se evitasse qualquer subjetividade.

II – Os cargos com vagas ofertadas traziam expressamente os pré-requisitos de escolaridade necessários para a admissão e concorrência da vaga pleiteada (ANEXO I – DOS CARGOS, VAGAS, CARGA HORÁRIA SEMANAL E PRÉ-REQUISITOS/ESCOLARIDADE).

III – Os pré-requisitos de escolaridade de cada cargo foram devidamente identificados, bem como informados no anexo IX os títulos aceitos e as pontuações dadas a estes, não abrindo margem para qualquer escolaridade adicional não especificada ou pontuação por graduação ou curso não exigido.

IV – Nota-se, a exemplo, que ao cargo de professor da educação infantil exigiu-se como pré-requisito básico a formação em magistério ou pedagogia, satisfeito esse pré-requisito quaisquer candidatos estariam em pé de igualdade na busca pela classificação, as demais avaliações partiriam da satisfação deste pré-requisito.

V – Além disso, a LDB (Lei que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional) traz como requisito essencial para atuar na docência da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental à formação em Magistério ou Licenciatura em Pedagogia, cabendo aos licenciados em áreas específicas a docência nas séries finais do Ensino Fundamental.

VI – Ao que tange a avaliação e conforme edital do Processo Seletivo Simplificado, as analises foram realizadas levando em consideração dois aspectos primordiais: a) Analise de Curriculum – que poderia alcançar até o máximo de 60 pontos; e b) Avaliação de títulos – que poderia alcançar até o máximo de 40 pontos.

VII – Não foi considerada unicamente a titulação do candidato, sendo esta pontuada e valorada até o máximo de 40 pontos. As titulações apresentadas pelo candidato tinham um peso de 40% na nota final, os outros 60% da pontuação se destina a analise do currículo apresentado e da comprovação das informações contidas no mesmo.

VIII – Como não houve tempo hábil para se realizarem entrevistas ou mesmo a aplicação de provas para seleção dos candidatos (a saber: Processo Seletivo Simplificado de Analise de Currículos e títulos), os critérios analíticos foram padronizados visando uma uniformidade avaliativa e um aproveitamento objetivo e eficaz na seleção.

IX – Ressalta-se que, a apresentação dos títulos era tão determinante para uma boa pontuação do candidato, quanto a apresentação de um bom currículo (boa apresentação, ausência de erros de ortografia e gramática, informações comprovadas, experiência prática profissional comprovada e informações adicionais relevantes – estas últimas quando inseridas, pois não eram obrigatórias).

X – Em suma, a somatória de um bom currículo e dos títulos compuseram as notas finais dos candidatos, reforçando-se assim o compromisso com a objetividade e lisura deste Processo Seletivo Simplificado.

Marcos Aurélio da Silva de Matos

Presidente da Comissão do Processo Seletivo Simplificado