CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 28/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Creche Adroaldo Alves Matos totalmente Climatizada

Mais um avanço na educação das nossas crianças, a creche Adroaldo Alves Matos está totalmente climatizada, é mais um esforço da prefeitura através da @semedbj para levar mais qualidade educacional para nossas crianças e qualidade de trabalho aos nossos professores ?.

.

É compromisso com a nossa educação.

#Educação 04/06/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Bom Jardim realiza Curso de Formação do Censo Escolar para profissionais da Educação Básica na Região Sul

A Prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria de Educação, por meio da Coordenação Municipal do Censo Escolar, esteve promovendo nos dias 27 e 28 de maio, a formação para os profissionais da educação sobre o Censo Escolar na região Sul do Município. O objetivo da formação é aperfeiçoar a coleta de dados declarados pelas escolas, além de levar conhecimentos necessários de como se preencher os formulários do Censo Escolar.

Devido à distância, a Secretaria de Educação atendeu o pedido dos profissionais e encaminhou o Coordenador do Censo Escolar, Ernando Jociel, para ministrar o Curso de Formação do Censo Escolar. Para ter mais eficácia no curso, foi divido a região em polos, ficando de seguinte forma; polo Antônio Conselheiro e Vila Varig. Vale lembrar que as equipes tiveram o suporte pedagógico do Professor Regis que esteve acompanhando durante os dias de curso.

POLO ANTONIO CONSELHEIRO.

ABRANGIRANDO OS POVOADOS: Vila União, Bela Vista, Terra Livre, Vila Nova, Vila Pausada, Córrego do Açaí, Fazenda Amazônia, Brejo Social, Alto Flecha.

POLO VILA VARIG.

ABRANGIRANDO OS POVOADOS: Vila Novo Jardim (Miril), Vila Cristalândia, Água Branca, Cabeceira do Brejão, Rio da Onça II, Vila Pimenta, Brejo da Iuma, Varig Sapucaia, C. A. Bidulas, Vila Bom Jesus, Vila Jacuntinga, Vila Aeroporto, Centro do Zaqueu, Mutum III, Assentamento Boa Esperança (42), Rio Ubim, Rio Azul, KM 60.

Para o Coordenador do Censo Escolar, Ernando Jociel, os resultados foram satisfatórios, ele ainda ressalta que nesse primeiro momento é fundamental ter o acompanhamento de perto, todos precisam de apoio para enfrentar as dificuldades com o deslocamento para Bom Jardim.

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo MEC/INEP/DEEB em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, que levanta informações estatístico-educacionais sobre a educação básica brasileira. É também o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.

Os gestores das instituições de ensino públicas e privadas de Educação Básica registrarem os dados educacionais no sistema Educacenso será de 18 de junho a 23 de agosto deste ano.

#Educação 14/04/2021 SECRETARIA MUNICPAL DE SAÚDE Secretaria de saúde realizou curso de capacitação para equipe de profissionais que atuam no hospital de Bom Jardim

Nos dias 10 e 11 de abril, a equipe de saúde que atua no hospital municipal participaram de um curso de atualização em cuidados intensivos. O objetivo da Prefeitura através da Secretaria de Saúde foi capacitar os profissionais do Hospital Adroaldo Alves Matos, melhorando o desempenho e mantendo um atendimento excelente. "Foi muito importante a capacitação, com isso foi melhorada as habilidades técnicas da equipe, tivemos dois dias, no sábado foi a parte teórica, que aconteceu no auditório do CRAS, e domingo no hospital aconteceu a parte prática, é importante lembrar que focamos em capacitar principalmente para o atendimento aos pacientes críticos, muitas dúvidas foram esclarecidas sobre o combate ao Covid-19", disse o secretário de Saúde.

Para o médico Dr Vinícius Varão, um dos profissionais que atua na linha de frente de combate ao Covid-19 no hospital municipal de Bom Jardim, esse curso de capacitação veio para somar. "Quanto mais atualizado for o conhecimento sobre a covid19, melhor, principalmente se tratando de uma doença relativamente nova. Preparar a equipe pra lidar com intercorrências possíveis faz com que exista maiores chances de sucesso no tratamento do paciente. Além desse curso, é importante salientar o esforço da gestão em adquirir os equipamentos necessários para que possamos utilizar ventilador mecânico, que estava há mais de 6 meses parado, nos pacientes que necessitam", finalizou.

O curso foi sobre atualização de parada cardiorrespiratória, ventilação mecânica, reanimação e manejo ao paciente crítico e Covid-19.

#Educação 14/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Prefeitura, Ministério Público e outros órgãos firmam parceria para ações na área do Meio Ambiente no Município.

A Prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público e outros órgãos firmaram parceria para fiscalizar e promover a educação ambiental no Município.

Uma reunião entre Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiro Civil e também a Limpeza Pública, tratou de assuntos sobre orientações Ambientais definidas na Lei Federal n° 9605/1998.

O objetivo do Secretário de Meio Ambiente, Alcione do Dudu é contar com as corporações e os órgãos na fiscalização, conscientização e sensibilização para a preservação do Meio Ambiente.

Na oportunidade ainda foi tratado assuntos referente ao Licenciamento Ambiental, Crimes Ambientais, Código de Postura e Zoonoses.

#Educação 08/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretaria de Educação realiza reunião formativa com equipe da educação especial e inclusiva de Bom Jardim

A Prefeitura de Bom Jardim, através da Secretaria de Educação (SEMED) realizou na manhã da última terça-feira, 8 de abril, na escola Emeb Professora Dinare Feitosa, uma importante reunião formativa com equipe da educação especial e inclusiva. O objetivo foi analisar e trabalhar uma aplicação de conteúdo com um atendimento eficaz aos alunos especiais em tempos de pandemia. Professores da Zona Rural que trabalham com educação especial, também participaram da reunião.

Garantir a educação inclusiva durante a pandemia é direito que a prefeitura vai manter mesmo de forma remota. Por isso a preocupação em formar a equipe em tempo hábil, para que os profissionais possam saber quais os acessos os alunos têm disponíveis e se dispõe de recursos necessários para acompanhar as aulas, se os materiais serão digital ou impressos, conforme os levantamentos irão elaborar as propostas pedagógicas para o ano letivo de 2021.

"A prefeita teve a sensibilidade de formar a equipe em tempo hábil, o que nunca tinha acontecido em gestões anteriores. Os professores irão atuar na educação especial, trabalhando de forma remoto e caso precise levarão material didático, também farão o acompanhamento e auxilio dos alunos surdos, a equipe conta com uma professora surda, Joelma Sousa, que atua na sala de recursos multifuncional da escola Ney Braga, ela ensina a língua materna dos surdos na faixa etária de 2 a 5 anos", disse a professora da educação especial, Rosana Cardoso Alves Batista

(Coordenadora da educação especial e inclusiva).

#Educação 18/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura lança rede municipal de educação, saude e proteção social

A prefeitura municipal de Bom Jardim, através da Secretaria Municipal de Juventude, Saúde e Educação lançaram na manhã de hoje (11),no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) a rede municipal de educação, saúde e proteção social, um projeto que consiste em orientar e acompanhar alunos dentro das instituições de ensino com na temática relacionada a doenças psíquicas.

Fortalecendo a importância do tema e do projeto, varias autoridades estiveram presentes no lançamento, como vereadores, secretários, autoridades religiosas, o delegado local e o Prefeito Municipal de Bom Jardim, Dr Francisco Araujo. "Foi uma ideia da nossa secretaria de juventude, uma rede de proteção a saúde e a educação direcionada a prevenção de doenças psíquicas, hoje contamos com vários profissionais da psicologia que são de excelência que irão auxiliar neste projeto, estamos aqui hoje, para dar total apoio aos nossos jovens" Afirmou o Prefeito.

O Secretario de Juventude, Romario Khatw explica que o projeto tem um único objetivo, cuidar dos jovens bonjardinenses. "O intuito de montar a rede é de cuidar dos jovens e adolescentes dentro da instituição de ensino, a rede consiste alem de palestras sobre temáticas de saúde,encaminhar alunos com sintomas de transtornos de ansiedades, depressão, enfim, fatores que levam a pensamentos suicidas para o tratamento direto com para profissionais da área, apos isso, sera feito todo o acompanhamento, ou seja, iremos cuidar das pessoas que mais amamos que sao nossos jovens e adolescentes de Bom Jardim". Afirma

Prefeitura Municipal de Bom Jardim - Trabalho e Paz.

www.bomjardim.ma.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 02:31:34