União dos produtores traz expectativa de mais investimentos em Bom Jardim

Prefeitura inicia operação para recuperação de ruas e vicinais de Bom Jardim.
7 de junho de 2019
CMDCA divulga lista de candidatos deferidos para eleição do Conselho Tutelar
14 de junho de 2019

Reunião mobilizou produtores de Bom Jardim pró criação do Sindicato dos Produtores.

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim participou no ultimo dia (8) da reunião da comissão organizadora do Sindicato dos Produtores de Bom Jardim, o evento ocorreu no CRAS Maria Elisa Sotgia às 08:00 e teve como objetivo fortalecer a união do produtores locais em prol do movimento sindicalista junto a parceiros, principalmente instituições de apoio como SEBRAE E SENAR e instituições bancarias como o Banco do Brasil.

A parceria Prefeitura e Produtores já trazem bons frutos, outorga d’água é um exemplo que facilita a vida dos criadores de peixe em Bom Jardim

Inicialmente era prevista na reunião a criação da instituição, porem, para isso, ela precisa do “aval” da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão – FAEMA em nome do seu representante legal o senhor Raimundo Coelho, que remarcou sua visita ao município em data ainda a ser divulgada.

Secretario de Agricultura Elber Oliveira fala em avanços com a união da classe produtora de Bom Jardim

Participaram do evento em nome da Prefeitura o Prefeito Municipal Dr. Francisco Araujo, o Secretario de Agricultura Elber Oliveira, representantes da SEMAF, e o vice prefeito João Rodriguez Fortaleza que é atualmente o presidente da comissão organizadora Pró Criação do Sindicato e funcionários de outros setores.

Na oportunidade, esclarecimentos e rodas de debates entre produtores, poder publico e instituições em geral. O Secretario de Agricultura Elber Oliveira em seu discurso, rechaçou a importância da união, pois segundo ele só assim, mais incentivos chegarão ao município, outra fala importante do secretario foi a explicação sobre a diferença entre o Sindicato dos Produtores e o Sindicato dos Agricultores Familiares (STTR), em resumo, um representa a classe operacional (STTR) e a outra a patronal (Produtores), informação também foi confirmada pelo presidente do STTR Elizeu Alves da Costa que estava na reunião.

O Prefeito Dr. Francisco Araujo é um dos incentivadores da criação do Sindicato dos Produtores

O Prefeito de Bom Jardim Dr. Francisco comemorou a quantidade de produtores presentes, para ele, isso significa fortalecimento, geração de mais emprego e renda aos bonjardinenses e por isso o interesse da prefeitura em ser parceiro da nova instituição “Desde o inicio deste movimento estamos dando apoio, antes mesmo da criação essa união já trouxe vitorias aos produtores, como o caso de uma empresa que se auto declarava dona destas terras e logo após a primeira reunião, mudanças no processo já ocorreram, vamos continuar apoiando, inclusive os profissionais da Prefeitura estão a disposição dos nossos produtores” Destacou o Prefeito.

O Bando do Brasil esteve representado na reunião e falou “portas abertas” para a formalização da união dos produtores

Uma das culturas que vem ganhando força no município é a piscicultura, e a parceria Prefeitura e SEBRAE vem ajudando produtores a conseguirem outorgas d’água, um processo que alem de caro, demorava cerca de 4 anos, hoje chega em até 6 meses, economizando e muito a parte financeira quem cria o peixe. Na oportunidade 4 produtores tiveram o seu documento em mão, o que vai possibilitar a eles, mais acesso a créditos para expandir suas produções.

Os mais de 100 produtores presentes na reunião se manifestaram a favor da criação da instituição por unanimidade através de um documento oficial, a comissão organizadora em breve irá divulgar a data da nova reunião para eleição e posse da mesa diretora do Sindicato.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz