Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizado em Bom Jardim

PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO A EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL, NO POVOADO VARIG e Cristalândia.
27 de maio de 2019
Prefeitura lança projeto “Meu Estagio” neste sábado (31) em São Luis.
30 de maio de 2019

Prefeitura intensifica ainda mais a rede de proteção a criança e ao adolescente.

Bom Jardim reuniu cerca de 250 pessoas no Fórum ‘Faça Bonito’, realizado nesta terça-feira (28), no CRAS Elisa Maria Sotgia, O evento foi organizado pela Prefeitura de Bom Jardim, secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

O Prefeito de Bom Jardim destacou a atuação da rede de proteção da Assistência Social.

Estima-se que no Brasil a cada 11 minutos acontece um caso de estupro notificado. Os números são do 9º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Estiveram presentes o Prefeito de Bom Jardim Dr. Francisco Araujo, o Juiz Bruno Barbosa, o Promotor Fabio Oliveira, vereadores, representantes da sociedade civil, representantes do CMDCA e secretários municipais.

O Prefeito de Bom Jardim Dr. Francisco Araújo, reforçou a importância de conhecer e debater o tema. “São vários casos sobre este tema em nossa comarca, por isso, pautamos o combate a este tipo de crime, pois essa é uma situação gravíssima, e por isso nossa equipe esta aqui, fazendo parcerias com o judiciário e ao ministério publico para combater , por isto, a importância deste fórum” declarou o Prefeito.

Peça teatral da Escola Maria Luiza “Bandeirantes” representou o trauma do abuso de criança e adolescentes

Entre os principais temas debatidos nas palestras, as políticas públicas, a legislação e as formas de garantir a proteção das crianças e dos jovens foram os mais abordados.  Apresentações como o do coral de crianças do Serviço de Fortalecimento de vinculo que cantou a musica “Meu Tesourinho” e a peça teatral de jovens da Escola Maria Luiza (Bandeirantes) chamaram a atenção das autoridades em relação ao tema.

O Juiz Bruno Barbosa destaco o trabalho da comarca sobre o tema, dentre os processos de abuso em Bom Jardim apenas um ainda não foi julgado.

O ponto alto do fórum foi a exposição de Painel temático para informar toda a rede sobre de como cada órgão atua na proteção de criança e adolescentes,  foram abordados proteção social básica (CRAS – Wilka e Francielia), a proteção social especial (Nayara Matos – CREAS), depoimento especial (Rafaela – Assessora de Justiça) e processo de superação pós-trauma (Bruno Seba – CAPS).

O promotor Fabio Oliveira elogiou a atuação da rede de proteção da Assistência Social em Bom Jardim. Numeros de denuncias do MP sobre o tema também foram expostos á população.

A data- No dia 18 de maio de 1973, uma menina de Vitória (ES) foi vítima de sequestro e violência sexual, seguida por assassinato. O movimento em defesa das crianças e adolescentes, após mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu a data como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.

Prefeitura de Bom Jardim – Trabalho e Paz

VEJA GALERIA: