Em 2 anos, participação no PNAE cresceu 609% em Bom Jardim

Prêmio “José Marinheiro” irá homenagear agricultores familiares em Bom Jardim nesta segunda-feira (14)
14 de abril de 2019
CMDCA de Bom Jardim divulga edital para eleição do Conselho Tutelar
20 de abril de 2019

Aconteceu nesta segunda-feira (15), no CRAS CENTRO, a terceira audiência publica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Bom Jardim, o evento marca o fortalecimento da parceria entre agricultura familiar e o município.

Uma das principais políticas da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar em Bom Jardim é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que consiste na compra de alimentos da agricultura familiar para serem servidos nas escolas da rede pública de ensino. De acordo com dados da SEMAF, de 2017 a 2019, houve um aumento de 609% de agricultores participando no programa, culminando também no aumento dos recursos repassados aos beneficiários, em 2017, por exemplo, apenas 47 mil reais foram repassados, já em 2018, estes números chegam a quase 310 mil, a expectativa é que este número mais que dobre em 2019.

Ao decorrer do evento houve explanação do projeto pelo Engenheiro Agrônomo Genilson Oliveira, que também demonstrou dados consolidados dos dois anos de programa executados pela gestão.

O programa é executado pela Secretaria Municipal de Educação mas todo o suporte é oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura familiar que vai desde o acompanhamento no campo, fiscalização e entrega dos produtos, isso foi o que proporcionou a participação e o engajamento dos agricultores. O Secretário Municipal Elber Oliveira comemora os resultados e os avanços “Este ano 2019 superou nossas expectativas, a gente esperava 50 proposta mas foi algo em torno de 70 proposta, para comemorar tudo isso, criamos o premio Jose Marinheiro, que homenageou nossos parceiros e agricultores destaques no campo, essa é a marca da gestão trabalho e paz, a gente busca por meio da agricultura gerar emprego e renda”

O prêmio “José Filho Marinheiro” é uma iniciativa da Prefeitura para reconhecer aqueles que foram destaques no desenvolvimento rural no município, reconhecendo as boas práticas no desenvolvimento da agricultura familiar, O senhor José Filho, in memoriam, foi ex conselheiro do Conselho Alimentação Escolar de Bom Jardim, falecido em Janeiro de 2019, presava e se importava com a qualidade dos alimentos e vida dos agricultores.

Venceram o prêmio agricultores que tiveram destaques em sua produção, foram homenageados também Funcionários, Associações e instituições como o Banco do Nordeste, Instituto ISPN, SEBRAE, Prefeitura de Bom Jardim e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim.

O Sr. Luiz Gonzaga foi um dos premiados

O Senhor Luiz Gonzaga dos Santos “Malu”, um dos destaques e vencedores do prêmio, considera o Programa primordial para manter o agricultor no campo. ““Melhorou bastante, o programa ajudou a desenvolver essa parte, a gente produz e vende pra prefeitura e pro mercado, e com isso, não temos prejuízo, fui um dos incentivadores dos colegas que hoje estão produzindo também, isso é muito gratificante”  Disse o Senhor Luiz Gonzaga um dos beneficiados do programa.

O Prefeito Francisco Araújo comemorou os avanços dos números da Agricultura, e promete mais investimentos “Não poderíamos esquecer esta classe, desde os primeiros momentos da administração autorizamos o apoio que vem sendo dado, saímos de uma quantidade mínima de agricultores hoje são 67 famílias beneficiadas, comprovamos que conquistamos essa credibilidade, meu interesse é investir todo o recurso da merenda escolar aos agricultores, com certeza vamos melhorar a cada ano este investimento” Disse o Prefeito.

Após o fim da solenidade, houve a assinatura do contrato com todos os que antes haviam passado pelo processo.

Prefeitura de Bom Jardim – Trabalho e Paz