Vacina contra o HPV está disponível no Centro de Saúde Raimundo Marçal em Bom Jardim.

Secretario de Cultura “Hugo Forrozeiro” participa de encontro da Cultura em São Luis.
17 de janeiro de 2017
NOTA DE ESCLARECIMENTO Nº 03/2017 – Sobre a ainda não ocorrência dos salários e 13º dos servidores da Saúde de Bom Jardim.
19 de janeiro de 2017

Estão disponíveis em Bom Jardim as doses da vacina contra o HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano. A vacinação é realizada no Centro de Saúde, Raimundo Marçal, na sala de vacinas do município.

De acordo com o Governo Federal, o Brasil é o primeiro país da América Latina, e o sétimo no mundo, a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunização. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já fazem a distribuição da dose para adolescentes do sexo masculino.

O Secretario de Saúde de Bom Jardim, Dr. Silvano Andrade explica que neste ano a vacina também é direcionada aos meninos com idades entre 12 e 13 anos. “O HPV pode infectar a pele e as mucosas de homens e mulheres, dos quais 40 estão relacionados às infecções genitais e anais. Sua principal forma de transmissão é pela via sexual, havendo ou não penetração, por isso a importância dessa vacinação.”, ressalta.

Contágio

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.  Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 265 mil mulheres morrem devido à doença em todo o mundo, anualmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima 16 mil novos casos.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – MA.

Trabalho e Paz.