Prefeitura participa de audiência pública de controle social e cidadania em Bom Jardim

CONVITE: Audiência Publica sobre Controle Social e Cidadania
28 de maio de 2018
Prefeitura de Bom Jardim decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (1)
30 de maio de 2018

????????????????????????????????????

O Prefeito de Bom Jardim, Dr. Francisco Araujo e secretários participaram da audiência publica

A Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão realizou na manhã desta terça-feira, 29/05, audiência pública de controle social e cidadania na cidade de Bom Jardim. O evento teve a participação de gestores públicos, vereadores, representantes de entidades da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias e cidadãos, que assistiram palestras com temas ligados ao controle externo.

O objetivo das audiências públicas promovidas pela Rede de Controle é estimular o controle social por meio da formação de auditores sociais. O coordenador da Rede de Controle, Alexandre Walraven, define auditores sociais como pessoas da comunidade aptas a acompanhar a atuação das administrações municipais, especialmente no que se refere à aplicação dos recursos públicos, como forma de colaborar com as atividades exercidas pelos órgãos de controle. “Precisamos que os cidadãos participem ativamente das atividades de controle externo. Maior participação social fortalece e estimula todos nós que atuamos nessa esfera importante para a promoção do bem-comum”, destacou Walraven.

O Conselheiro do TCE, Washington Oliveira participou da audiência publica em Bom Jardim

Para a audiência de Bom Jardim foram convidados representantes dos municípios de Amapá do Maranhão, Araguanã, Bela Vista do Maranhão, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Igarapé do Meio, Maranhãozinho, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Pindaré-Mirim, Santas Inês, Santa Luzia do Paruá, São João do Carú, Tufilândia e Zé Doca.

A programação da audiência pública foi composta pelas seguintes palestras: “Todos juntos contra a corrupção”, com o auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) Welliton Resende Silva; “Ações do Ministério Público do Maranhão no enfrentamento à corrupção”, com o promotor de justiça Fábio; “Mecanismos disponíveis para o exercício do controle social”, com Alexandre Walraven, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Maranhão; “A Lei de Acesso à Informação e os mecanismos de transparência do Estado”, com Alberto Trabulsi e Marcos Caminha, assessores da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) e “Educação fiscal e cidadania”, com Francisco de Assis Oliveira Filho, auditor da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, que faz parte da Rede de Controle, foi representado pelo juiz Bruno Barbosa Pinheiro que palestrou sobre combate à corrupção eleitoral. Logo abaixo, segue, na íntegra, entrevista com o magistrado sobre o assunto.

O Prefeito Dr. Francisco Araujo ressaltou a importância da participação popular e comemorou avanços na transparência da gestão municipal “A prefeitura tem um portal funcionando, onde recebemos uma certidão do TCE, temos também a ouvidoria funcionando, e todos os conselhos funcionam plenamente na cidade, então é com satisfação que acolhemos esse evento” Destacou.

O Juiz de Bom Jardim, Bruno Barbosa, deu palestra sobre combate a corrupção eleitoral

O Promotor Fabio Oliveira destacou a importância do evento “Este evento abre horizontes e mostra que todo munícipe tem sua importância, onde qualquer um pode fazer sua denuncia sobre o mau uso do patrimônio publico”

Já o Juiz Bruno Barbosa que falou sobre corrupção eleitoral, vê nesse evento uma oportunidade da população ficar mais esclarecida sobre o tema “Esse evento traz mais cidadania,  trazendo um trabalho de conscientização” Afirma o Juiz.

A audiência pública de Bom Jardim encerrou a programação prevista para 2018, que teve número menor de eventos em razão do ano ser eleitoral. A Rede de Controle realizará avaliação das atividades que aconteceram até o momento e fará planejamento das ações para o próximo ano.

Fonte: www.tre-ma.jus.br com imagens e colaboração da SECOM de Bom Jardim.