Prefeitura intensifica campanha de prevenção contra Tuberculose em Bom Jardim

21 de março de 2018
Prefeito de Bom Jardim assina termo de Aquisição de Alimentos
23 de março de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) da Prefeitura de Bom Jardim iniciou desde o ultimo dia 15 de Março, a campanha do Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose, data comemorada oficialmente no dia 24 de março. Na terça-feira (27), das 8h às 12h, a SEMUS montará uma Campanha no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), para oferecer orientações sobre a tuberculose, além de oferecer PALESTRAS E ORIENTAÇÕES; CONSULTAS MÉDICAS; EXAMES, TESTES RÁPIDOS DE HIV; SÍFILIS E HEPATITES; AFERIÇÃO DE PRESSÃO, TESTE DE GLICEMIA e Muito Mais, tudo de forma gratuita.

O Enfermeiro José Maria em orientações contra Tuberculose e Hanseniase na Joana Darck

No evento que será montado no CRAS contará com a colaboração da equipe da Saúde e da Assistência Social, a SEMUS vem intensificando também a campanha em todas as unidades de saúde do município, distribuindo material educativo com orientações sobre atendimento, prevenção e exames.

Nos casos sintomáticos, o paciente é encaminhado para a Unidade de Saúde mais próxima, em caso da detecção ele é mandando rapidamente para tratamento médico. O exame para diagnóstico de tuberculose é realizado no laboratório do Centro de Saúde Raimundo Marçal. O resultado sai apenas em algumas horas.

É importante ressaltar que as estratégias realizadas na semana do dia Mundial de Tuberculose são executadas também durante todo o ano em Bom Jardim, inclusive o exame.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de controle de Hanseníase e Tuberculose, vem realizando um trabalho de Educação e Saúde em postos de coletividades em todas as áreas do município de Bom Jardim. A campanha coletiva vai até a segunda semana de abril mais as orientações permanecem durante todo o ano.

Prefeitura de Bom Jardim – Trabalho e Paz