Prefeitura fortifica movimento em favor dos proprietários de terra em Bom Jardim

(PAA) vai trazer mais oportunidades ao Agricultor bonjardinense
11 de junho de 2018
Prefeitura de Bom Jardim apresenta metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2018
12 de junho de 2018

Proprietários de terras de Bom Jardim compareceram para discutir sobre o tema fundiario

Aconteceu na tarde de ontem (10/06) na sede do CRAS, uma reunião entre a Prefeitura de Bom Jardim representada no ato pelo prefeito Dr. Francisco Araújo com proprietários de terras em Bom Jardim.

Na reunião estiveram presentes além do Prefeito Municipal Francisco Alves de Araújo, o Deputado Neto Evangelista, O chefe de ação fundiária do ITERMA Sr. Arlan, vereadores, o Sr Arlan presidente do SENAR, representantes de sindicatos e da Secretaria de Agricultura de Newton Bello e proprietários de terra em geral.

O Prefeito se reuniu com os proprietários, para discutir sobre o litigio que ameaça a posse de terras dos agricultores bonjardinenses, onde tramita na comarca Monção um processo movido pela empresa “terralimpa” que alega ser proprietária destas propriedades que juntas somam mais de 90 mil hectares.

Esse caso, inclusive, já foi alvo da Operação Greenfield, da Polícia Federal, onde Segundo informações, a empresa anexava ao seu patrimônio duas fazendas localizadas nas regiões de Bom Jardim, Zé Doca e Newton Bello e que pertenceriam a uma subsidiária do grupo, a Terra Limpa Participações. Conforme certidão dos imóveis obtida pela revista ISTOÉ, não há documento de compra e venda das fazendas Laranjeiras  e Aquários no Cartório Washington José Campos Serra, situado em Monção (MA), o que comprova que a certidão de inteiro teor de imóvel que a Diamond apresentou é falsa.

O ITERMA garantiu que ninguém sairá de suas propriedades

O Próprio ITERMA representado na reunião pelo senhor José Arlan afirmou aos proprietários de terra que está atento ao episodio, que a maioria destas terras está em nome do estado e que por isso ninguém irá sair de suas propriedades.

O prefeito de Bom Jardim Dr. Francisco Araújo afirmou que acompanha o caso, e que procurará somar cada vez mais forças em prol dos proprietários de terras bonjardinenses. “Como gestor, tenho a preocupação de preservar o patrimônio das pessoas do município, portanto estamos nos precavendo e dessa forma mobilizamos nossa equipe para tratar sobre o assunto, criamos aqui a instituição sindical dos proprietários de terra, onde esse grupo irá entrar no processo na justiça como parte interessada, então estamos aqui para apoiar essas pessoas do maior ao menor para que nosso município tenha mais capacidade de produzir” Disse o Prefeito

Prefeito ver a precaução como melhor remédio para evitar problemas no futuro

O Deputado Estadual Neto Evangelista acompanha o caso e esteve presente na reunião “É um tema importante que vem assustado os produtores rurais de Bom Jardim e municípios vizinhos, e o prefeito tem nos procurado para falar sobre o assunto, sobre uma empresa que se auto intitula proprietária de terras de Bom Jardim, inclusive com documentos, porem tanto o município como Governo do Estado e Assembleia Legislativa estão unidos para garantir de vez a garantir da propriedade desses produtores” Afirmou o Deputado.

o Secretario de Agricultura Elber Oliveira alertou os proprietários sobre o problema

O Secretario de Agricultura Elber Oliveira, ficou satisfeito com a realização do evento, onde declarou as politicas que a prefeitura vem buscando sobre o episodio “O que aconteceu aqui hoje foi um esclarecimento, onde existe um conflito de terras bastante serio onde  a prefeitura tem intermediado desde fevereiro para garantir que proprietários nao sejam prejudicados futuramente”

Ainda na reunião foi criada a Associação de Produtores de Bom Jardim, que irá tratar sobre o assunto, além de incentivar a produção rural no município, o próprio Serviço de aprendizagem rural (SENAR) foi quem orientou e irá dá suporte com cursos de ensino técnico na cidade.