Prefeitura de Bom Jardim investe em capacitação para os produtores de mandioca do Pov. “Macaca”

Pandas e Joana Darck fazem a grande FINAL do campeonato bonjardinense de futebol.
28 de novembro de 2017
Patrulha mecanizada chega para atender famílias agrícolas de Bom Jardim
29 de novembro de 2017

Ações da Secretaria de Agricultura de Bom Jardim beneficiam moradores da Zona Rural

A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Desenvolvimento Agrário e Pesca da Prefeitura Municipal de Bom Jardim, em parceria com o SEBRAE e SENAR, ofereceu a primeira capacitação sobre a cultura da mandioca realizada no povoado Santo Antonio do Arvoredo “Macaca”.

A capacitação ocorreu entre os dias 23 e 25 de novembro e teve como objetivo principal, neste primeiro momento, capacitar o trabalhador rural sobre as técnicas adequadas de manejo produtivo da mandioca.

Durante os três dias, 15 agricultores participaram da capacitação. Foram-lhes apresentados os indicadores produtivos da cultura em nível nacional, regional e local. Ainda em tempo a instrutora do SENAR, a Engenheira Agrônoma Elizabeth Araújo Costa, pontuou sobre a agregação de valor que a atividade pode oferecer, haja vista a gama de subprodutos que a mandioca/macaxeira podem gerar.

Para o agricultor Antonio Gomes, que já trabalha com produção de farinha há quase 50 anos e participou da capacitação, o curso foi de bastante importância “foi um evento importante essa capacitação, a gente sempre espera as coisas evoluírem, abrindo caminhos para o agricultor poder seguir a vida, porque a vida no campo é difícil, agradeço muito a Secretaria de Agricultura de Bom Jardim por terem visto nosso povoado, nossa produção, e que esse apoio continue”. Disse.

SOBRE O CURSO:

Os agricultores obtiveram informações técnicas de como preparar a área para plantio, a metodologia de coletar amostras de solo para as análises de fertilidade, processos de calagem e adubação do solo, tipos de plantios, a escolha adequada da manivas, as principais pragas e doenças agrícolas que acometem a cultura, assim como o uso consciente dos defensivos agrícolas.

A equipe da Secretaria de Agricultura Familiar esteve dando todo o suporte operacional durante a capacitação no povoado.

O presidente da Associação de Moradores do Povoado Santo Antônio do Arvoredo, o senhor Chico Velho,  agradeceu a capacitação. “Essa capacitação que ocorreu aqui é muito importante, muito boa, nunca tinha tido isso aqui, é a primeira vez, essa capacitação ter vindo pro povoado, só foi possível pela garra da equipe da Secretaria de Agricultura e do Secretario, e era isso que estávamos precisando” Afirmou.

Esta primeira capacitação faz parte de um pacote que se encerra com a próxima capacitação que trabalhará todas as questões ligadas ao beneficiamento da farinha e dos demais subprodutos da mandioca/macaxeira que estará sendo realizada em parceria com o SEBRAE e SENAR no povoado Santo Antônio do Arvoredo.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz