Prefeitura de Bom Jardim esclarece falsas notícias espalhadas sobre licitação de serviços funerários

Feirão de Negócios do Banco do Nordeste envolve empreendedores em Bom Jardim
25 de julho de 2017
Audiência do PPA ouve moradores da região “Carú”, de Bom Jardim.
26 de julho de 2017

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim esclarece a população sobre as falsas informações divulgadas a respeito da licitação de serviços funerários feita em nosso município. O factoide divulgado em páginas da internet é alimentado pelos resquícios da má fama que o município ganhou nacionalmente devido a administração irresponsável dos mandatários anteriores. Má fama que não condiz mais com a realidade da atual gestão. Somam-se a essa antiga má fama, os boatos proliferados por uma oposição, que infelizmente temos em nosso município, que pratica uma política suja, sem compromisso com a verdade e com o respeito. Faz isso porque não se conforma com a avassaladora derrota sofrida nas urnas e anseia, através da difamação e das mentiras, chegar ao poder para fazer a velha política que levou Bom Jardim ao caos institucional e administrativo.

Ao contrário do que as informações sensacionalistas e facciosas fazem crer, definitivamente, não houve gasto de R$ 382.260,00 aos cofres públicos com a “compra de caixões”. A Prefeitura de Bom Jardim, de acordo com o que determina a lei, só realiza pagamentos, gradativamente, de acordo com os serviços realizados. O valor licitado é apenas previsão de gastos que podem ou não serem executados. Em 2 meses, de maio até hoje, foi gasto menos de 5% do valor do contrato, que, diferentemente do que foi falsamente divulgado, não inclui apenas a urna funerária, mas todos os serviços funerários. Até o momento, foram gastos cerca de R$15 mil com serviços, atendendo às famílias carentes de Bom Jardim neste momento de dor. Todas estas informações a respeito de nossos gastos constarão no nosso Portal de Transparência.

Apesar de Bom Jardim ser um município com um vasto território e rico em recursos naturais, infelizmente, temos grande parte de nossa população com a renda familiar muito abaixo da média. Isso obriga o poder público a oferecer suporte aos nossos cidadãos inclusive nesses momentos difíceis.

Reiteramos também que todas as nossas ações administrativas são realizadas sob o estrito regime da lei e em consonância com as determinações do Ministério Público. A licitação para este serviço em questão foi presencial, e a empresa vencedora apresentou todos os documentos requeridos pela Lei de Licitações, inclusive os que não havia apresentado no processo anterior. Reforçamos ainda que neste contrato também não constam as opções “Luxo” é “Super Luxo”, presentes no antigo contrato, celebrado por outros gestores, os quais já foram condenados em diversos processos.

Encontramos um município repleto de irregularidades e dívidas oriundas de gestões notoriamente irresponsáveis. Com muito esforço, conseguimos realizar a baixa de todas as 28 restrições presentes em diversos órgãos federais e estaduais, que nos impediam inclusive de celebrar convênios e realizar grandes projetos.

Hoje, em 7 meses de gestão, o município não tem mais pendências com os órgãos federais e estaduais e vive um novo momento administrativo. Estamos também na lista de prefeituras que cumprem a Lei de Transparência, de acordo com o último levantamento do Tribunal de Contas do Estado – TCE. Nossa gestão prima pela seriedade dos seus atos, pela responsabilidade com a coisa pública e por atender a todas as demandas e anseios da população de Bom Jardim.