Prefeitura dá início a restruturação da iluminação pública.

Secretário reúne-se com produtores culturais de Bom Jardim
26 de abril de 2017
Bom Jardim entra na lista de prefeituras transparentes
27 de abril de 2017

Lampadas começam a ser substituídas. Projeto da Prefeitura prevê economia de 30% na conta após o termino do projeto.

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim realizou uma compra emergencial de lâmpadas para serem colocadas em pontos da cidade sem iluminação. O foco principal será as principais vias e os pontos mais afetados pela falta de iluminação pública. Essa ação irá atender uma demanda de aproximadamente 200 postes, divididos entre lâmpadas comuns e especiais. A troca foi iniciada nesta quarta-feira (26), e será concluída até o fim desta semana.

A demora na substituição foi ocasionada pelo grande estudo de avaliação técnica feito pelo novo setor elétrico da prefeitura, ligado a Secretaria de Obras e Infraestrutura. Além disso, outro estudo detectou irregularidades nas contas da fornecedora de energia elétrica. A arrecadação da Taxa de Iluminação Pública – TIP estava sendo insuficiente para pagar a contas de energia dos prédios públicos. Para solucionar mais esse gargalo nas contas municipais, a prefeitura travou com a Companhia Energética do Maranhão – Cemar, uma política de transparência e remodelação da conta. Uma das medidas é, nos próximos dias, instalar na iluminação da cidade e prédios públicos lâmpadas que consomem em média apenas a metade das atuais.

“Enfrentamos várias dificuldades nos primeiros dias do ano, agora esperamos uma solução definitiva para a substituição das lâmpadas e dos conjuntos de iluminação, iniciamos um processo licitatório para a aquisição de mais lâmpadas, com estoque suficiente para cobrir toda a demanda do município”, explicou o engenheiro elétrico responsável pela iluminação Jean.

A restruturação da iluminação é uma reivindicação antiga de diversos setores da cidade. Além de ser item básico na área da infraestrutura, é fator essencial para a segurança, já que uma rua com postes ilumina

dos coíbe a ação de marginais, diminuindo assim o quantitativo de assaltos e outros crimes.