Prefeito e SEMAS recebem representantes do Governo do Estado para discussão sobre sub-registro.

Secretaria Municipal de Educação – Nota de Pesar.
2 de março de 2017
COMUNICADO: SEMED – Adiamento do Início das Aulas em Bom Jardim.
5 de março de 2017

O Prefeito de Bom Jardim, Dr. Francisco Araujo recebeu representantes do Governo do Estado na SEMAS.

A secretária de Assistência Social de Bom Jardim Raimunda Maria recebeu, nesta quinta-feira (23), na sede da secretaria representantes do Governo do Estado do Maranhão para tratar sobre políticas públicas na área de Direitos Humanos no município. Entre os representantes do governo, estiveram Maria Graça Moreira, coordenadora estadual da Promoção de Registro Civil, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos – SEDHIPOP, Marcia Maria Lima, técnica da Secretaria de Saúde do Estado – SES e Helivaldo Sousa, da Funai. Também estiveram presentes no encontro o prefeito Francisco Araújo e o secretário de Saúde Dr. Silvano Andrade.

O prefeito de Bom Jardim, Dr Francisco Araujo, aproveitou a oportunidade para pedir aos representantes que olhem com carinho para a cidade. “Apesar de Bom Jardim não estar no programa “Mais IDH”, temos uma grande extensão territorial, onde temos muitas pessoas carentes, portanto, revisem essa situação para que tenhamos mais apoio do Governo do Estado, olhem também para nossos indígenas, eles merecem uma atenção mais que especial, já que somos a segunda maior população indígena do estado”, enfatizou.

Maria Graça ressaltou o motivo de sua visita. Segundo informações coletadas pelo IBGE em 2014, o índice de sub-registro no Maranhão é de cerca de 20,7%, tratam-se de cidadãos que não possuem toda a sua documentação e, portanto, não podem ter acesso total a sua cidadania.

De acordo com o levantamento, o índice é ainda maior entre a população indígena. “Um dos grandes obstáculos com relação ao sub registro é a questão da informação, se a população não sabe que a maior parte desses registros é oferecida de forma gratuita, muitos acabam não tirando os documentos pois muitos pensam precisam pagar por eles”, destacou a coordenadora. A primeira etapa das ações realizadas nesse sentido em Bom Jardim será de capacitação.

A reunião foi extensa e ficou definida a parceria entre município e estado na promoção de Direitos Humanos da população, onde será feita uma série de levantamentos, capacitações e, posteriormente, força-tarefa para diminuição dos índices de sub-registro, para que tanto Governo do Estado quanto município possam buscar ações eficientes de políticas públicas para a área.

Comunicação Social da Prefeitura de Bom Jardim – MA