População debate o SUAS em conferência municipal

Prefeitura de Bom Jardim realiza amanhã (8), Conferência da Assistência Social
7 de agosto de 2017
EMEB Dinare Feitosa realiza homenagem a pais de alunos.
14 de agosto de 2017

População participou da VII Conferencia Municipal de Assistência Social.

Nesta terça-feira (8), a Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que debateu o Sistema Único de Assistência Social – SUAS e seu fortalecimento para a coordenação das políticas públicas da área em Bom Jardim. O evento aconteceu no CRAS Irmã Elisa Maria e teve a participação de conselheiros, técnicos da secretaria, secretários municipais e diversos segmentos da sociedade civil. Grupos de trabalho fizeram um esforço conjunto para sugerir diretrizes para melhorias no SUAS e Bom Jardim. O resultado da Conferência comporá o Plano Plurianual da cidade para os próximos quatro anos.
A assistente social Arlete Abreu, que conduziu a conferência, afirma que embora seja lei, muitas prefeituras não realizam as conferências antes de definir o planejamento de suas políticas públicas. “O município está de parabéns. Este é o momento em que o poder público chama a sociedade para contribuir com a gestão”, esclareceu. Para o prefeito Dr Francisco Araújo, a conferência é a oportunidade de abrir ainda mais as portas da administração para a população. “Este é o evento da participação da população, onde o usuário do SUAS pode vir reivindicar, exigir, cobrar e sugerir, isso demonstra que nossa gestão é democrática e participativa, onde todos que querem contribuir de verdade podem ser ouvidos”, reforça o prefeito.

População levou suas demandas.

A secretária de Assistência Social Raimunda Maria Rodrigues comemorou o sucesso do evento e apontou algumas das iniciativas da prefeitura. “Estamos com mais de 20 projetos a serem realizados para a população de Bom Jardim, principalmente a população mais carente”, afirmou. Profissionais da Assistência Social também falaram do apoio que a prefeitura tem dado a área.

Bom Jardim tem hoje milhares de beneficiários de programas sociais e usuários de serviços da secretaria. O principal deles é o Bolsa Família, que tem mais de 5 mil beneficiários. Além disso são realizados atendimentos, monitoramento e acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social. A conferência durou todo o dia e contou com apresentações culturais de capoeira e mangaba, dança típica da região.