NOTA DE ESCLARECIMENTO – (BOMPREV).

Campanha de vacinação contra gripe termina amanhã (9/6) em Bom Jardim e SEMUS fará mutirão na Praça do Mercado.
8 de junho de 2017
Começa amanhã (14/06) a Inscrição Para o “Aulão” do ENEM Em Bom Jardim.
13 de junho de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE BOM JARDIM (BOMPREV).

Em razão da veiculação de que esse Instituto estaria aplicando recursos em fundo “duvidoso” e, considerando a relação profissional existente entre nós e esse Instituto, gostaríamos de apresentar explicações a seguir, para que sejam esclarecidos os fatos, principalmente aos segurados, razão da existência do BOMPREV.

O Fundo que é exclusivo para Regime Próprios de Previdências Sociais (RPPS) estava sendo estudado pelo comitê de investimento do BOMPREV desde Janeiro, e o que se constatou é que apesar de novo, ele era administrado por uma empresa que estava bastante tempo no mercado (BRIDGE- Trust) com seu serviço de tesouraria e custodia prestado ao FUNDO pela Caixa Econômica Federal, regulamentado pelos seus órgãos de controle: Comissão de Valores Monetários (CVM) e Ministério da Fazenda.

Esclarecemos que o fundo foi rigorosamente analisado por pesquisa do seu comitê financeiro e depois de solicitado o resultado dessa pesquisa foi enviado ao Ministério Publico e aos representantes no Conselho Fiscal do Sindicato dos Professores de Bom Jardim (SIMPROBEM), dessa forma, nada foi feito de forma leviana.

Ainda sobre o fundo, informamos que ele tem entre 22 a 30 milhões conforme comprovam os documentos que temos em posse e não 4 (quatro), e que este fundo tem suporte pelo terra nova, Disseram até que a empresa que administra o fundo é de 2017 enquanto na verdade a empresa é de 2012. Segundo documentos em posse do fundo.

É importante esclarecer também que essa possibilidade foi cogitada pela Administração pela viabilidade do fundo, pois municípios como Santa Luzia do Paruá já o usam e estão tendo rendimentos satisfatórios em relação aos que usamos atualmente, a nossa tentativa com isso era de tentar recuperar recursos perdidos na gestão anterior, com prejuízos que chegaram a mais de 2 milhões.

Outro fator que precisa ser esclarecido é que a lei não permite que o recurso total, ou grande parte dele fique apenas em um fundo, o que acontece hoje em Bom Jardim que é administrado pelo Banco do Brasil.

Lamentamos que de alguma forma, pessoas distorcem a informação tornando-a inverídica e desonesta, já que foi desmentida pelos documentos em nossa posse e disponibilizadas ao Conselho, lamentamos tambem a falta de conhecimento e de seriedade de algumas instituições financeiras,  que visa a politização rasteira como atividade principal e não compreende a realidade que vive e nem consegue ver as alternativas de gestão que buscam melhoria para a classe dos trabalhadores que tanto necessitam da garantia de um futuro tranquilo recebendo seu aposento em dia e na quantidade certa.

“O gestor de um fundo como este deve buscar sempre a ampliação dos recursos e é isto que esta gestão almeja”.

A Administração do Instituto de Previdência (BOMPREV) sempre fez todos os procedimentos de forma legal e sabemos que todo fundo tem riscos e a administração entende o questionamento e o zelo dos Sindicatos dos Professores e Funcionários em Geral, dessa forma, decidimos não fazer mais a transação, não pela falta de legalidade, mas por respeitar o pensamento e o desejo destes que como dissemos no inicio desta nota, são a razão da existência do Instituto (BOMPREV).

Esta nota visa esclarecer aos funcionários públicos efetivos de Bom Jardim que em nenhum momento se quis ou jamais esta gestão vai pretender dar prejuízo ao fundo de previdência dos funcionários o BOMPREV. Que apesar de buscarmos a ampliação dos recursos através de aplicações como recomendado pelas resoluções federais, em RESPEITO ao excesso de zelo dos servidores, descartamos essa ação.

A resolução da CRM que comprovam o que foi dito nesta nota pode ser conferida no site da própria previdência através do LINK

Toda a Documentação e Esclarecimentos qualquer servidor ou pessoa interessada estaremos de pronto atendimento no Instituto de Previdência Social do Município de Bom Jardim localizado na Rua Santo Antônio, nº 265, Centro.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – 8 de Junho de 2017