Mutirão leva serviços de cidadania à comunidades indígena de Bom Jardim

Prefeitura de Bom Jardim apresenta metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2018
12 de junho de 2018
Prefeitura de Bom Jardim cumpre a Lei de Transparência, afirma TCE-MA
14 de junho de 2018

Comunidades indígenas tiveram acesso a documentação

As comunidades indígenas bonjardinenses localizadas na aldeia Maçaranduba e Januária, usufruíram de 4 a 8 de Junho, dos serviços de cidadania do Mutirão Cidadania Indígena, realizado pelos órgãos parceiros. A ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Bom Jardim, FUNAI, Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Comitê  Gestor Estadual de Erradicação  do Subregistro, VIVA, CRMA e CTL.

Governo do Estado, Direitos Humanos, Funai e Prefeitura juntos no mutirão nas aldeias.

O objetivo do mutirão foi de garantir o acesso a informações, serviços sociais, atendimento de saúde, lazer e documentação básica, contribuindo para o fortalecimento da cidadania das populações indígenas. Para a Coordenadora Regional da FUNAI, Eliane “Esse mutirão é importante porque propicia que os indígenas tenham acesso ás politicas publicas”.

O Mutirão Social disponibilizou gratuidade a emissão de Identidade, Carteira de reservista, Cartão do SUS, Titulo do Eleitor, Bolsa Família, e CPF, além de atendimentos de saúde como atendimento odontológicos e vacinas. Ao total foram emitidas 117 reservistas, 305 cartões do SUS, 78 titulos de eleitor, 230 cartões de bolsa família, 354 CPF e 249 registros de identidades.

A Prefeitura disponibilizou momentos de lazer nas aldeias

“Mocinha” da comunidade indígena Areão, chegou cedo ao local de atendimento e conseguiu documentos que lhe faltavam e comemorou que seu marido também conseguiu, “Eu estou muito feliz, além de conseguir meus documentos, meu marido também conseguiu, agora que ele tirou estamos muito alegres” Declarou.

De acordo com o cacique Bruno Guajajara da aldeia Januária, é motivo de alegria receber os serviços “A gente esperava isso a muito tempo, estávamos ansiosos, pois muitos não podiam ter acesso a benefícios por causa dessa documentação, estámos recebendo uma ajuda bem eficaz da prefeitura, hoje temos um acesso que possibilita que a gente consiga esse tipo de serviço” Comemorou o cacique.

O Prefeito de Bom Jardim, Dr. Francisco Araújo, acredita que apoiar o povo indígena também é obrigação do município “Oferecemos aos nossos irmãos Guajajaras serviços de cidadania, para que eles possam ter acesso a politicas publicas, esse é um trabalho de articulação entre Prefeitura, Governo do Estado, Direitos Humanos e Funai para garantir ao povo indígena, respeito do poder publico” Afirmou o Prefeito.

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim atualmente conta com a Sala de cidadania, atendendo de segunda a sexta das 8 às 14:00 no prédio da Prefeitura e conta com a emissão de Carteira de Identidade e Reservista.

Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Trabalho e Paz.