Dia “D” da Vacinação contra Polio e Sarampo será neste Sábado em Bom Jardim

Prefeitura desenvolve projetos com grupo de Gestantes em Bom Jardim
15 de agosto de 2018
Prefeitura realizou o dia “D” contra o Sarampo e Polio, campanha vai até o dia 31 de Agosto.
20 de agosto de 2018

Escolas em Bom Jardim terão vacinas disponíveis contra Sarampo e Polio neste Sabado (18)

O Dia D da campanha de vacinação contra sarampo e pólio ocorre neste sábado (18) em Bom Jardim. Neste dia serão disponibilizados 4 pontos para a vacinação na cidade.

A meta é imunizar até o dia 31 de agosto 95% das crianças maiores de um ano e menores de cinco, contra a pólio e, de seis meses a 14 anos, contra o sarampo, atualmente a procura ainda é baixa registrando pouco mais de 30%.

Para a vacinação não há obrigatoriedade na apresentação de cartão de vacina, cartão do SUS ou RG, mas os documentos agilizam o procedimento nas unidades de saúde.

É considerado grupo prioritário, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. A imunização contra o sarampo exige duas doses. Normalmente, a primeira é dada com 1 ano de idade, com a versão tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Mesmo as crianças nessa faixa etária de 1 ano e menores de 5 anos que já receberam as duas doses, deverão tomar a terceira para assegurar a proteção.

Pessoas acima de 5 anos até 49 anos de idade também podem procurar os postos munidos de suas cadernetas de vacinação para serem avaliadas. Caso não seja identificada a vacina na caderneta, elas também devem receber a dose.

Sarampo no Brasil

Em todo o Brasil já foram registrados mais de mil casos da doença só neste ano, segundo Ministério da Saúde.