Com apoio da Prefeitura, Bom Jardim receberá novos investimentos em Agricultura do Banco do Nordeste.

Prefeitura de Bom Jardim realiza reforma administrativa com projeto aprovado pela Câmara.
7 de julho de 2017
Bom Jardim sai da lista de municípios inadimplentes do Governo Federal.
10 de julho de 2017

Investimentos passarão dos 12 milhões em Bom Jardim.

O secretário de Agricultura Elber Oliveira foi convidado para comentar na ultima terça-feira (4), sobre o projeto de lei aprovado na Câmara dos Vereadores que poderá oferecer aos agricultores de Bom Jardim mais de R$12 milhões em financiamentos do Banco do Nordeste até o ano de 2018. Isso ocorrerá graças a uma iniciativa da prefeitura que oferecerá o subsídio de 1% do débito que agricultores possuem no banco. Com isso, o banco oferecerá novas linhas de crédito. A medida beneficiará milhares de produtores rurais do município que precisam de capital para tocar suas produções. Estarão aptos para a obtenção do crédito todos os agricultores que se enquadrarem nos requisitos do Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF e do programa AgroAmigo.

O agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste Lindemberg Braga agradeceu a parceria o município. “Essa lei que vai trazer inúmeros benefícios aos agricultores de Bom Jardim, ampliando a lei 13340/2016, que dá possibilidade aos agricultores com dívidas de até R$ 20mil de renegociar a dívida para pagar somente em novembro de 2021. Essa parceria vai beneficiar mais de 1000 famílias direta e indiretamente”, comentou. O agente firma que neste ano, o banco poderá liberar investimentos na ordem de R$ 2 milhões para os produtores. Em 2018, os investimentos poderão chegar à ordem de R$ 10 milhões.

O secretário de Agricultura Elber Oliveira deu explicações sobre o projeto e agradeceu a aprovação dele aos vereadores. “Achamos uma maneira legal para firmar este acordo com o banco, aprovado pela Câmara Municipal de vereadores, que hoje vai beneficiar 1000 agricultores e abrindo a carteira de credito para mais 500 agricultores através do programa AgroAmigo, então agradeço a câmara de vereadores pela aprovação do projeto, com o qual teremos mais desenvolvimento na nossa agricultura”, ressaltou o secretário.

O representante do STTR, Francinaldo Silva comemorou o empenho da prefeitura. Para ele, isso oferecerá grandes oportunidades aos produtores. “É um momento maravilhoso, essa conquista é uma luta em parceria com Prefeitura Municipal, Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores e Banco do Nordeste para beneficiar os agricultores, agora vamos retornar aos povoados para anunciar esta grande conquista para os agricultores familiares”, comemorou.

O sec de Agricultura, Elber fala sobre o programa.

Para acontecer essa negociação com o Banco do Nordeste, a prefeitura ofereceu, como subsídio, arcar com 1% da dívida com agricultores de Bom Jardim, o que girou na ordem de R$35 mil. Para obterem esse crédito, os agricultores, além de se enquadrarem nos programas de crédito, serão supervisionados pelo Banco do Nordeste e receberão assistência técnica da Secretaria de Agricultura de Bom Jardim.