Campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 1 de Junho em Bom Jardim

23 de maio de 2018
CONVITE: Audiência Publica sobre Controle Social e Cidadania
28 de maio de 2018

Secretária da Saúde tem como meta vacinar mais de 10 mil pessoas pessoas, mas ainda faltam 3.000 a serem vacinadas

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será encerrada no dia 1 de Junho em Bom Jardim. No dia 31 de maio é feriado de Corpus Christi, portanto, faltam aproximadamente uma semana. Até agora foram vacinadas 7.186 pessoas. Ou seja, faltam 3.196 pessoas integrantes do público-alvo da Secretaria de Saude que faltam vacinar.

É importante que as pessoas compareçam a uma das unidades de saúde para receber a dose da vacina.

A vacina deve ser feita preventivamente, pois não é contra resfriado comum, mas contra as formas mais graves da gripe. A dose leva de 2 a 3 semanas para ter efeito protetor. Em 2018, a composição da vacina foi atualizada, acompanhando as mutações do vírus e traz as Cepas A-H1N1, A-H3N2 e o Tipo B.

Público-alvo

O público-alvo da campanha de vacinação são as crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas.

Também devem ser imunizados professores da rede pública e particular, população indígena, indivíduos imunossuprimidos (como pacientes em tratamento contra o câncer), portadores de trissomias (como a síndrome de Down), pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.

A Secretaria Municipal de Saude de Bom Jardim está se mobilizando para atingir uma maior parte da população, para isso, estratégias estão sendo traçadas e pacientes acamados estão sendo atendidos em suas residências.

Para mais informações procure uma Unidade Basica de Saude ou converse com o Agente de Saude mais próximo de seu bairro.