Bom Jardim realizou 1º Forum Pró Selo UNICEF 2017 – 2020

30 de julho de 2018
Negocio Certo Rural leva capacitação para produtores em Bom Jardim
3 de agosto de 2018

Bom Jardim é municipio aprovado a concorrer ao SELO UNICEF.

O Município de Bom Jardim realizou na ultima sexta-feira, 27 de julho, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef-2017-2020. O evento ocorreu no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) e contou com a participação de várias autoridades, educadores, servidores públicos e  representantes de organizações da sociedade civil.

Irmã Celia é a presidente do CMDCA

Participaram do evento efetivamente os Secretários Municipais como o de Educação Janilson Gomes, o Assessor Especial da Sec. De Saude, o Sr. José Marinheiro e a Sec. De Assistência Social Raimunda Macedo. Alem de outros secretários e assessores especiais.

O prefeito Dr. Francisco Araujo esteve à frente do evento, reforçando o compromisso do município com as crianças e jovens que precisam e merecem qualidade nos serviços essenciais para o seu desenvolvimento social, educacional e de saúde. “Estamos apoiando o SELO porque Cuidar de uma cidade, erradicar o trabalho infantil, garantir a permanência e coeficiência de uma criança na escola não é tarefa apenas de um prefeito, de uma secretária, mas sim de todos, e é isso que o selo nos proporciona”, ressaltou.

O prefeito Dr. Francisco apoia a iniciativa e mobiliza equipe para a conquista do SELO

O grupo cultural de capoeira Balanço da Ginga fez apresentações, este grupo vem contribuindo a anos com crianças a adolescentes do município buscando através da cultura, melhorias na vida dos jovens.

O Articulador do Selo Unicef no município, Romario Pereira, reforçou a importância do engajamento de todos para o sucesso dos trabalhos que resultarão na melhoria das ações e programas voltados para as crianças e adolescentes no município, e somente assim será obtida a aprovação do Selo Unicef 2017-2020.

A Primeira Dama Sandra Lucia participa efetivamente do planejamento do Selo, porque acredita que com o conquista do selo, indicadores sociais das crianças e adolescentes consequentemente também irão se elevar.

Na ocasião foram presentados os membros da comissão do Selo Unicef, que inclui a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Irmã Celia.

Grupos de trabalho debateram ideias para melhorar os indices

O fórum foi uma oportunidade de expor a metodologia do SELO UNICEF, cujos municípios participantes assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020.

Ao total foram formados 11 grupos de trabalhos, incluindo um relator e um facilitador, eles, deram ideias para melhorar os índices que merecem maior atenção para a conquista do SELO.

O Município também se compromete a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.