Audiência Publica e ações marcam campanha contra abuso e exploração sexual infantil em Bom Jardim

Prefeitura de Bom Jardim divulga resultado FINAL do “Mais Alfabetização”
18 de maio de 2018
DMT de Bom Jardim e DETRAN realizam ações na Escola Dinare Feitosa em alusão ao “Maio Amarelo”
22 de maio de 2018

????????????????????????????????????

Projeto Faça Bonito mobilizou Comunidade contra o Abuso contra Crianças e Adolescentes

O Auditório da Prefeitura de Bom Jardim ficou lotado na tarde de ontem, 17, durante a audiência pública em combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e contou com a participação do Juiz Bruno Barbosa, do Promotor Fabio Oliveira, da Primeira Dama Sandra Lucia, de Secretários, Conselho Tutelar, convidados e comunidade em geral.

A audiência contou com uma programação especial que objetivou informar, prevenir e alertar sobre a importância do tema.

O trabalho de orientação e divulgação da temática começou no início do mês de maio e segue até atingir todas as escolas municipais e zona rural do município. Atividades paralelas em pontos estratégicos da cidade, no Centro de Referência de Assistência Social compõe projeto intitulado, Faça Bonito.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas, o abuso sexual (quando a pessoa utiliza do corpo da criança ou do adolescente para a prática de qualquer ato sexual) e a exploração sexual (caracteriza-se pela utilização sexual da criança ou adolescente com intenção de lucro ou troca).

Auditório lotado sobre a Campanha contra Abuso de Criança e Adolescentes

A Assistente Social Adriana Oliveira demonstrou em slides sinais de abuso entre outros assuntos relacionado ao tema.

A Sec. de Assistência Social Maria Raimunda Rodrigues agradeceu a presença de todos, o que demonstra a importância do tema do evento “Essa campanha é de fundamental importância para conscientizar sobre esse tema que acontece onde menos imaginamos, portanto é importante a conscientização para cuidar das nossas crianças” Destacou a Secretaria

O Juiz Bruno Barbosa chamou atenção para a importância de denuncias, segundo ele, existe a proporção de 1 caso denunciado dentre 20 que acontecem, o magistrado aproveitou e demonstrou dados da comarca em relação sobre o tem, onde existem 47 processos , sendo que destes, 15 pessoas foram condenadas. “Esses números em uma cidade como Bom Jardim geram alerta e preocupação, portanto devemos está alerta” Mencionou o Juiz.

O Promotor Fabio Oliveira que foi delegado de criança e Adolescente no passado explicou o que se caracteriza crime de abuso contra criança e adolescente, e chamou atenção para o caso “A promotoria de Justiça de Bom Jardim a qual represento atua de forma firme e atuante sobre estes casos, os casos que chegam ao ministério publico investigo pessoalmente” Ressaltou.

Na manhã desta sexta-feira, 18, as equipes da Assistência Social, Conselho Tutelar e demais voluntários, realizaram uma panfletagem no centro comercial de Bom Jardim, com o objetivo de conscientizar ainda mais as pessoas sobre a importância de cuidar de nossas crianças e adolescentes.